27 de maio de 2012

Adobe Photoshop - Instruções

120523 - Photoshop CS5 Aula para leigos.

           Para você, que está iniciando no conhecimento do Adobe Photoshop, é importante lembrar que esta é uma ferramenta Universal, e o Maior e melhor Editor gráfico de fotografias do mundo. Muito eficiente e muito prático, sendo indispensável para os profissionais em fotografias digitais, design e etc.


            Como tenho e trabalho com a edição CS5, gostaria de repassar aos amigos blogueiros, algumas experiências sobre o mesmo, como: Configurações, atalhos, e estilos, plug-ins, etc. e por fim a prática no trabalho fotográfico, em efeitos e montagens, recuperações e algumas correções práticas do dia-a-dia.

         O Adobe Photoshop CS5 vem muito personalizável, você pode instalá-lo e nele instalar diversas ferramentas, como por exemplo o Filtro Extrair, que para mim não posso ficar sem ele, e nesta versão foi suprimida. Nesta edição, podemos criar atalhos personalizados, organizar as paletas suspensas, salvar estas organizações, etc.

         Vale lembrar para ser bom de photoshop, é necessário guardar muitos atalhos na mente, ter prática e muita inspiração. Quanto menos você precisar do mouse, melhor você será, então comece a decorar atalhos!

            Então vamos começar


1º Passo: Vamos abrir uma foto qualquer... Menu arquivo; abrir (Ctrl+O):

            Vai abrir uma janelinha "abrir", a qual chamo de diretório, a partir dela você localiza a foto em seu computador, e clicando nela,  clique em abrir (Enter):
O próximo clique você vai dar naquele ícone que fica na barra de menu do seu Photoshop, chamado Organizador de Documentos, clicando em seguida em: "Consolidar tudo". Acompanhe pelas fotografias. Assim ficará mais fácil para aprender.










Esta foi a fotografia que escolhi para fazer alguma coisa que possa servir de teste e experiência. Uma foto comum, que foi fotografada a noite, talvez sem muito préstimo, feita sobre um colchão, que podemos mudar este ambiente, e dar uma outra visão à pessoa fotografada, podendo ser arquivada nos melhores álbuns pessoais.


2º Passo: Vamos dar um tamanho para a fotografia. Este é a próxima etapa a dar a fotografia, após abri-la; caso contrário poderá ter problema ao revelar uma arte, que não conhece o seu tamanho.
              Na Barra de Ferramentas há uma ferramenta destinada a esse fim, recortar e dar tamanho em centímetros a fotografia, As ferramentas de recortes se encontram agrupadas no 5º ícone da Barra de Ferramentas, que naturalmente se encontra colada na lateral esquerda, superior. Para localizar esta ferramenta, basta teclar a letra "C" em seu teclado. C = Ferramentas de Recorte. Firmando o ponteiro do mouse por 2 segundinhos sobre este ícone, ele vai abrir (como os demais), e exibirá as opções desta ferramenta, clique na primeira da lista de três existentes, selecionando a chamada: Corte Demarcado.
             Ajuste os tamanhos, conforme mostra acima, na Barra de descrições desta ferramenta, os seguintes detalhes: Vide Foto: 


              Largura: 15cm; Altura: 21cm; Resolução: 300 Pixels.
              
           Se desejar revelar a fotografia, lembre-se de duas coisas:
A Resolução deve ser de 300 pixels por polegadas, e o tamanho é muito importante: Os formatos padrões são: 10x15cm, 15x21cm, 20x25cm, 20x30cm, etc. com exceção apenas para casos de montagens, que ai a escolha pode ser diferente, conforme projetado.
              Use a ferramenta, clicando sobre a fotografia, no canto superior esquerdo, e arraste em direção ao canto inferior direito, até encontrar selecionado a parte desejada da fotografia, para recortar, e solte.
          Feito a seleção, para recortar, dê duplo clique sobre a foto, ou tecle enterLembrando que a seleção pode ser melhor ajustada, com o ponteiro do mouse direcionando sobre os cantos aumentando ou reduzindo a seleção.

 3º Passo:  No próximo passo, vamos realizar um importante processo que eu, particularmente chamo de Perfilação, que consiste em perfilar (demarcar o perfil), por meio de uma seleção, para fins de excluir (apagar) o fundo ambiente da foto. Confira os detalhes, e examine a próxima fotografia.




1.1 - Clique na Barra de Ferramentas, na Ferramenta de Seleção, segure por um segundo para abrir a caixinha, selecione a Ferramenta de seleção: LETREIRO RETANGULAR.
1.2 - Faça uma seleção retangular, como mostra a fotografia.
Para acessar, o filtro EXTRAIR, após a seleção for demarcada, tecle o atalho: CTRL+ALT+X ou se preferir, clique no Menu FILTRO e em seguida no submenu EXTRAIR.
          Feito isto, a janela do Filtro EXTRAIR será aberta, veja Na foto acima.

2.1 - Com o pincel de Bordas, faça uma outra seleção, dividindo a foto em duas partes, a que deve ser apagada e a que não deve ser apagada. Atenção: não deixe espaços sem demarcar.
2.2 - Use o Galão de tinta ao alto na barra de ferramentas localizado a esquerda, clicando nele ou usando seu atalho: "G". após selecionado, clique para pintar, sobre a parte onde não deverá ser apagado.
2.3 - Uma vez pintado; clique no botão PREVISUALIZAR.
2.4 - Para concluir e fechar a Janela, clique em Ok (ENTER).

REPITA este processo até concluir toda a Fotografia... Veja abaixo o resultado!
             Breve, a continuidade!
Jisohde G. Posser - 120527

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado!
Seu comentário é importante.